Método são os instrumentos e a justificativa da utilização desses instrumentos em um tipo de pesquisa. O método é parte da metodologia que consiste em tipo de raciocínio aplicado a pesquisa.

Histórico – quando consiste em investigar um fenômeno por meio de análise de dados históricos, ou seja, acontecimentos, processos e instituições do passado para verificar suas influências no presente ou no futuro. Pode ser usada para comparar os tipos de família no decorrer da historia humana, por exemplo.

Comparativo – estuda por meio das semelhanças, estabelece comparações com intuito de explicar as divergências. Pode ser usada por exemplo para comparar estilos de vida de pessoas urbanas e rurais.

Monográfico – estuda univocamente um problema de modo profundo e a partir desta consideração amplia suas conclusões a generalização. Estuda um único grupo de indivíduos por exemplo.

Funcionalista – é um método mais interpretativo rigoroso que uma investigação. Entende o mundo de um determinado modo e discorre sobre a organização deste mundo. Como se pensasse em como melhorar o que existe. Pode ser usado por exemplo para melhorar o sistema judiciário burocrático brasileiro por exemplo.

Estatístico – manipula volume de dados para comprovar relações entre fenômenos.

Tipológico – tem semelhanças com o método comparativo, mas a principal característica desse método é realizar comparações com organizações ideias. Serve por exemplo para estudar as políticas.

Dialético – faz perguntas e as responde trazendo a tona suas incongruências por meio de debates. Aponta suas contradições opostas com objetivo de transformar o mundo. Pode ser usado por exemplo para discutir religiões, pois usa a razão.
Cartesiano – usa a lógica e a ciência para descobrir, otimizar, decidir ou analisar questões. Usa-se em questões cientificas por exemplo.

Como escolher? Isso dependerá do tema do seu trabalho. Por exemplo, se você fará uma pesquisa histórica use a revisão bibliográfica de documentos históricos, se vais desenvolver um trabalho sobre o capitalismo vá aos estados unidos e não a cuba, se vais fazer um trabalho cientifico use o método cartesiano agregado a analise sistemática do estado da arte, enfim, use sempre o instrumento mais adequado. Quando Marx estudou o capitalismo foi a Inglaterra porque era naquele local onde era mais desenvolvido, atualmente, certamente ele iria para o USA.

Se for fazer um trabalho de medicina não use o método histórico, ‘ a não ser se o objetivo for esse’ use método mais específicos para esse fim . lembre-se que você precisa justificar a escolha, por exemplo, por que usei esse método?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.