Percepção
Não é raro verificar a dificuldade de um mesmo fato ser percebido como diferente em virtude de um condicionamento anterior.
Bootzin, 1965, 1967 indicou que estímulos aversivos são inicialmente, percebidos com maior acuidade.
O processo de percepção de pessoas difere do de objeto porque em pessoa se da ênfase na atribuição de intenções, além das pessoas serem percebidas como capazes de perceber.
Nossas percepções sobre os outros tem uma idéia que servem como uma espécie de teoria acerca de como os outros são, mais importante ainda, acerca do que os outros farão.
A história nos mostra que a humanidade tem notória habilidade de julgar emoções, intenções e sentimentos.
Quando se infere, deve-se tomar cuidado com certas normas sociais que prescrevem determinados comportamentos, pois o comportamento de quem emite pode se tonar ambíguo no sentido de que podem ser manifestações de disposições ou manifestações de conformismo as injunções associadas ao papel que desempenha.
Um campo relacionado à precisão no julgamento é a linguagem não verbal, inclui gestos, postura, olhares, movimentações, tom de voz, ritmos e inflexões. (1992 – Paulo & Friedman).
Como as pessoas se interessam é influenciado desde os tempos primários e isso reflete quando colocamos uma roupa que nos favoreça ou prestando atenção no que falamos para causar boa impressão ou ainda sendo amistoso e etc.
Existem certos traços que são mais centrais, as informações recebidas primeiras têm mais peso.
Os comportamentos estímulos são fortemente influenciados por esquemas sociais que categorizados faz com que se espere comportamentos coerentes com os esquemas e repudiar quando não se enquadra.
A profecia auto realizadora é uma conseqüência da ação dos esquemas sociais que consiste na exibição de um padrão de comportamentos que faz com que os esquemas sociais sejam influenciados por ele e responda de acordo as expectativas.
No tocante a percepção social, percebe outra pessoa e temos a tendência de formar uma serie de impressões interligadas e correntes acerca desta pessoa que surgem parte nas primeiras impressões e parte nas expectativas que nossos esquemas formam.
Fiske e Taylor (1991) salientam que somos preguiçosos cognitivamente falando, não gostamos de gastar esforços tentando entender o mundo social que nos rodeia.
Tveusky e Kahneman (1974) levam em conta a semelhança entre dois objetos para inferir que tem as mesmas características daquele com o qual se parece.
Usamos o atalho para chegar a uma conclusão utilizando semelhança da situação presente em que há ponto de referencia quando nos comportamos, usamos um de referencia e com base neles chegamos uma conclusão. Geralmente utilizamos nossos próprios comportamentos como referencia e isso pode ser um erro.
Temos a tendência de achar que nossa posição é partilhada por um grande numero de pessoas, isso faz com que aceitemos ser críticos a veracidade de nossos pontos de vista, Kassin (1985) ilustra bem isso em suas pesquisas.
Apesar de sermos racionais nem sempre utilizamos nossa racionalidade para tomar decisões.
Segundo Jones & Davis (1966) há três fatores para comportamentos observados:
Conseqüência de? Escolha Livre? É aceito pela sociedade?
Há também e deve ser levando em conta a atribuição de afeto, segundo Kelly (1967) há três aspectos importantes na analise de um comportamento, tipicidade ou distintividade que ocorre da resposta seguinte da pergunta que emite essa resposta frente a qualquer estimulo ou fonte.
Constancia que exibe o mesmo comportamento em diferentes ocasiões.
Consenso a outras pessoas reagem da mesma forma diante do estimulo em pauta.
Ainda Kelley propôs que por causa do principio do desconto e do aumento descontamos o papel de outras possibilidades quando uma delas se destaca como provável responsável pela ocorrência de um determinado evento.
Quando uma pessoa enfrenta obstáculos, custos, o comportamento ocorre de uma disposição de agir daquele modo.
Alem do erro de atribuição que consiste na tendência que temos de faze atribuições quando observamos o comportamento de outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.