Behaviorismo radical é um ramo da psicologia que tem o comportamento como objeto de estudo e que compartilha concepções das positivistas, empiristas, racionalistas e materialistas tradicionais utilizando o mesmo rigor teórico e metodológico da ciência em suas explicações acerca do funcionamento dos organismos humanos e animais.
Behaviorismo radical não é apenas uma ramificação das teorias psicológicas, mas uma filosofia e estilo de vida que propõe que concebamos um mundo em que o homem seja responsável por arranjar situações que dê prazer de modo gradual para que e as conseqüências aconteçam sem muitas dificuldades, pois viver e aprender por tentativa e erro é demasiadamente ruim.
É um ramo da psicologia que entende o homem como ser único, fluido e evanescente cuja sua personalidade e identidade se constroem no decorrer das experiências.
Para o behaviorismo radical não existe organismo com mais ou menos capacidade, mas ambientes que não são facilitadores o suficiente.
Considera o fenômeno humano complexo demais para ser possível reduzi-lo como um todo por isso não estabelece relação de causa e efeito, mas correlacionam variáveis por meio de estatística sendo o resultado da tabulação um indicativo de possível relação ou não.
Não entende o homem com uma visão reducionista, mecanicista e determinista, mas usa pressupostos pautados pela ciência.
Não culpa o homem por seus comportamentos, mas sim o ambiente como responsável por maior parte deles, vê a contingencia ambiental como responsável direta pelos comportamentos e entende o homem não meramente como fruto do ambiente, mas como ser que se relaciona e interage.
Entende o homem como reagente ao ambiente atuando não passivamente, pois segundo o behaviorismo o homem age sobre o mundo mudando e sendo modificado.
Ser behaviorista radical é mais que pura ciência, mas ciência em beneficio da humanidade. É ser um ser que experimenta sempre.
Poderia escrever mais umas trinta folhas com argumentos contundentes, mas prefiro que o leitor busque o conhecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.