Pessoal, como sabemos os ultimos anos foram muito duros para educação no Brasil, uma vez que forçou de modo atrasado o uso da tecnologia como via de acesso ao conhecimento, entretanto, diferente de países desenvolvidos, a massa não tem acesso de qualidade a internet e quem tem paga um preço alto, primeiro porque mesmo que a gente quisesse não temos infra estrutura de qualidade, segundo que mesmo que tivessemos não teriamos como pagar uma vez que planos basicos de internet estão na media 90 reais e o mais dificil, mesmo que tivessemos a infra, dinheiro e equipamentos não temos ainda conteúdos de qualidade preparados para qualificar pessoas de diversas idades e desenvolvimento intelectual.

Como brasileiros nós implementamos a educação a distancia mediada por computador e tablets, mas completamente despreparados para isso e tal situação culminou em um aprendizado quase nulo, defasado, sem qualidade massante e odioso.

um saco para ser bem sincero.

Teria sido muito mais inteligente se nós tivessemos optado pela utilização do ensino a distancia mediado por livros, uma vez que pelo menos teriamos o material com um minimo de qualidade pronto, tivessemos dado condições financeiras para que os pais pudessem ficar em casa ao menos para supervisionar a educação do filho usando a internet apenas para avaliações.

eu acompanhei de perto meu sobrinho participando das aulas e foi lamentavel, não porque os professores são desqualificados, muito pelo contrario, mas sim porque a tecnologia era um lixo, feito nas coxas e que mais atrapalhava do que ajudava,

sei que é fácil analisar as situações após os acontecimentos, mas isso é preciso para que no futuro as coisas sejam diferentes.

estamos no meio de 2022 e as tecnologias foram abandonadas porque as escolas perceberam que são umas porcarias e atrapalham, mas isso é um problema porque não vai restar nada como lições aprendidas da pandemia, tudo vai se perder, pois está sendo descontinuado quando deveria ser aprimorado.

ensino a distancioa é uma merda porque é mal feito, não tem condições nem instrumentos para ajudar as pessoas a aprenderem.

mas como resolver isso?

Faz tempo que fiquei de raciocinar sobre isso, mas apenas agora parei para pensar. vi um cara no tiktolk, um professor de alguma coisa falando que ele não se achava responsavel por decidir as vidas do aluno, que teve uma aluna que foi mal na materia dele, mas otima academica na faculdade e disse tambem que nao via sentido em ensinar a algoritimo de carroçao no ensino de raiz quadrada, o nome dele é ledo vaccaro porque é mais facil usar uma calculadora.

Bem, ele está certissimo, principalmente quando avaliamos o estado da educação brasileira e tambem o desenvolvimento tecnologico em que chegamos.

se voce nao sabe, a ciencia se desenvolve sempre e ela faz isso porque sempre, mas sempre se dá continuidade a um trabalho anterior até que ele se mostre inadequado, caso nao se mostre ela sempre seguira para frente. A educação deve ser exatamente igual.

Não faz o menor sentido a edcação agir para formar seres cientificos se comportando diferente dela, o que quero dizer é que da mesma forma que a ciencia evolui sempre de um determinado ponto, a educação deve ser igual.

Einsten cirou um principio que ate o presente momento é considerado valido, então, as pessoas teorizam sempre a partir dele, na educação deve ser igual.

agora que já entendemos as formulas, algoritimos e etc, não faz o menor sentido ensinar as pessoas a fazer calculos sem apoio de calculadora, não faz o menor sentido, ensinar historia e mandar os alunos escreverem a mão quando podem imprimir, não afz o menor sentido insinar portgues, morfologia, analise sintatica e etc quando poderiamos passar por isso e ensinar interpretação de texto. e etc. o que quero dizer é que em tese ja superamos essas simplicidades, então, deveriamos ensinar a buscar outras informações e quando for necessario compreender algoi, ensinar a buscar as informaçõe sno grande repertorio que existe.

há um seriado chamado star trek onde os oificais da enterprise são experts em determinados assuntos, mas quando querem buscar informações historicas por exemplo, eles pedem para o computador fazer isso. eles são expert em calculos, mas sempre usam a frase : computador caule isso, maiks isso, vezes isso, ou seja, é esse cenario que imagino que a educação deveria seguir.

imagine em nossas escolas nós ensinando nossos alunos a buscarem sempre informações novas e especificas de um determinado contexto e coisas importantes mas que não são necessariamente especificas que mandassemos o comutador faze-lo

são inumeras as vezes que quando eles querem aprender algo ou desenvolver algo eles vão ao holo deck, um tipo de realidade alternativa em que é possivel viver experiencias. isso é muito top.

enfim, eu realmente gostaria de aprofundar esse assunto, e talvez eu o faça, mas por hora preciso trabalhar, então ficará para depois inclusive a analise textual para ver os erros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.